Como recepcionamos o mês sagrado do Ramadan?


Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.


Todo o louvor a Allah, o Vivo que nunca morre, o Senhor do Grande Trono, o Louvado, o Glorioso. Agradeço a Allah e peço-Lhe para que aumente para nós os Seus favores. E sou testemunha que Ele é o único merecedor da adoração, não tem parceiro, nem ajudantes.

Paz e bênção constante para o último Profeta, portador das boas noticias, e das advertências, Mohammad (SAAWS) , que foi enviado para nos tirar das trevas para a luz. E também para sua família, companheiros e para todos aqueles que chamam o seu próximo para esta senda e seguem a Sunnah do Profeta Mohammad (SAAWS) até o Dia do Julgamento.


De fato, as pessoas são distintas em como recepcionar o mês Sagrado do Ramadan , também em como aproveitar o tempo deste mês, e quais atividades praticarem ao longo do Ramadan. Alguns o recepcionam com descaso, preguiça, e até distanciamento das boas obras, e adorações. Outras como férias, época de descanso, e de ficar em casa assistindo televisão. Há também aquelas que o recepcionam com exagero e diversificação na comida e na bebida, fazendo o mês do Ramadan aparentar ser mais o mês da comida, que o mês do jejum.



Porem, as pessoas de sucesso, aquelas que Allah quis para elas o bem, e foram favorecidas com a capacidade de distinguir o certo do errado, recepcionam o mês sagrado do Ramadan com alegria e felicidade, por que vêem nele a grande oportunidade de terem seus pecados perdoados, pois o Ramadan é o mês da benção, misericórdia, perdão, o mês em que Allah O Misericordioso livra seus servos do fogo do inferno.



O Profeta Mohammad (SAAWS) avisava seus companheiros sobre a chegada do mês do Ramadan como uma boa noticia, dizendo “Esta chegando o Ramadan, o mês Sagrado, nele o jejum é obrigatório, as portas dos céus são abertas, as do inferno fechadas, e os chaiatin acorrentados, nele a uma noite que é melhor que mil meses, aquele que for proibido de seus benefícios jamais os obterá.”



A partir disto, estas pessoas souberam o grande presente, favor, possibilidade de coletar frutos, e a benção que este mês representa, por isso querem conquistar estes presentes para não se arrependerem no Dia do Julgamento, e não dizer neste dia: “Quem dera houvesse eu antecipado – as boas obras – a minha vida”. Ou dizer: “Senhor meu! Fazei-me voltar – a terra - ♦ Na esperança de eu fazer o bem, no que tange ao que negligenciei”. E a resposta será: “Em absoluto, não o farei“. E se arrependerá depois disto por sua negligencia.



Por estas razões e outras as pessoas de sucesso decidem receber o mês sagrado do Ramadan de acordo ao que segue:



Arrepender-se e voltar-se à Allah.



Arrepender-se e voltar-se à Allah é uma obrigação, e deve ser feita constantemente, e no mês do Ramadan esta obrigação torna-se ainda mais forte, pois quem não se arrepende no Ramadan quando se arrependerá?

Deus O Altíssimo diz: “E voltai-vos, todos, arrependidos, para Allah, ó crentes, na esperança de serdes bem-aventurados”.
Diz também: “Dize: Ó Meus servos, que vos excedestes em vosso próprio prejuízo, não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, Allah perdoa todos os pecados, Ele é O Perdoador, O Misericordioso ♦ E voltai-vos contritos para vosso Senhor e islamizai-vos, para Ele, antes que o castigo vos chegue, em seguida, não sereis socorridos ♦ E segue o melhor do que foi descido, para vós, de vosso Senhor, antes que o castigo vos chegue inopinadamente, enquanto não percebeis; ♦ Antes que uma alma diga: (Que aflição a minha, porque descurei de minhas obrigações para com Allah! E, por certo, eu era dos escarnecedores) ♦ Ou antes, que diga: (Se Allah me houvesse guiado, Haveria sido dos piedosos) ♦ Ou antes, que diga, quando vir o castigo: (Se eu tivesse retorno à vida, seria dos benfeitores) ♦ Allah dirá: (Sim! Com efeito, Meus sinais chegaram-te e desmentiste-os e te ensoberbeceste e foste dos renegadores da Fé)”.



Por tanto, ó aquele que atrasou seu arrependimento por estar ocupado com assuntos mundanos, para quando deixas-te o teu arrependimento?

“Pois dizias, que quando começar o jejum pediras perdão por teus pecados com arrependimento, então saiba agora que os dias do mês do Ramadan já nos encontraram...”. E mesmo assim continuas dando as costas para teu Senhor, fugindo Dele e não para Ele, permanecendo no ilícito. Sentirias-te seguro se o Anjo da Morte chegasse, e te apanhasse nesta situação? E como desejas que teu arrependimento seja aceito, e assim ter os pecados perdoados, se não traças o caminho correto... Sendo que Deus - louvado seja - é Perdoador dos pecados, pois estende Sua Mão durante a noite, para que os pecadores do dia peçam perdão, e estende Sua Mão durante o dia para que os pecadores da noite peçam perdão, e se alegra com o arrependimento de Seus servos; por isso, “Deus colocou para o arrependimento uma porta na direção do Pôr-do-sol, que apenas sua largura mede quarenta anos, e que não se fechará até que o Sol nasça pelo poente”, Como foi dito pelo Profeta Mohammad (SAAWS).


A Taubah - irmão querido - é fácil e simples, não necessita de grandes sacrifícios, nem ajuda, pois basta proibir-se para si, cair nos mesmos pecados, ter força de vontade para não voltar a cair neles no futuro, arrepender-se sinceramente e afastar-se do erro.

Então onde estão os crentes arrependidos que se voltam ao seu Senhor na busca do perdão?


Convicção de que todas as ações são feitas unicamente e sinceramente para Allah.



E digo desde o inicio querido irmão: Se não houver honestidade e sinceridade, não se canse. Pois nossas obras não são aceitas se não forem feitas com sinceridade... Diz o Altíssimo: “...Então, quem espera pelo deparar de seu Senhor, que faça boa ação e não associe ninguém à adoração de seu Senhor”. E diz o Profeta Mohammad (SAAWS) em um Hadis Qudsi : “De todos aqueles que são associados, Eu sou o único que não necessito de sócios, aquele que fizer uma ação, e nela associar-Me a outro, o abandonarei com sua associação”.



O jejum é uma das adorações mais grandiosas, pois incentiva o mulçumano a ser mais honesto e sincero, pois o jejuador não é reconhecido por ninguém a não ser por Allah, principalmente fora do mês do Ramadan, sendo que no Ramadan se alguém quiser quebrar o jejum, e aparentar estar jejuando, é possível. Mesmo assim deixa tudo o que afeta seu jejum, por sua sinceridade para com Deus, buscando assim aproximar-se Dele, e obter sua grande recompensa.



Por este e outros motivos Deus não revelou a recompensa do jejuador, da mesma forma como o jejuador não revela que esta jejuando, e o Generoso - louvado seja -, não dá senão em grande quantidade, disse Allah em um hadis Qudsi: “A recompensa de uma boa obra é multiplicada em dez vezes podendo chegar até setecentas vezes, a não ser o jejum pois ele é Meu, e Eu recompensarei o jejuador por ele”.



Seguindo a Sunnah do Profeta Mohammad (SAAWS).



Todas as obras não são aceitas por Allah sem essas duas condições: A sinceridade de que esta obra está sendo feita somente por Allah, e que esteja de acordo com a Sunnah do Profeta Mohammad (SAAWS). Pois o Profeta (SAAWS) explicou tudo sobre o jejum, como quando jejuar, quando não jejuar, os pilares do jejum, as obrigações do jejuador, os modos, o que é aconselhável fazer enquanto jejua, esclareceu suas virtudes e frutos, as ações que não influenciam no jejum, também o que impede a pessoa de praticar o jejum.



Por tanto é obrigação buscar saber tudo isso sobre o jejum, para praticar corretamente, de acordo com a Sunnah do Profeta Mohammad (SAAWS), e não ir de contra à seus ensinamentos, sendo assim, sempre que alguém aprender algo sobre o Profeta Mohammad (SAAWS) não lhe é permitido deixar este ensinamento pela palavra de ninguém, pois todos nós temos erros e acertos, e ninguém esta livre do erro senão o Profeta Mohammad (SAAWS).



Recepciona-se o mês do Ramadan com paciência.



O mês do Ramadan é o mês da paciência. Nele os mulçumanos deixam a comida, a bebida, os desejos do corpo, e tudo aquilo que pode invalidar seu jejum, buscando a obediência, e aproximar-se de Allah.



A paciência é uma das praticas mais difíceis para o ser humano, e por isso é considerada a metade da fé, e sua recompensa é uma das maiores, diz Allah no Alcorão sagrado: “...Apenas os que pacientam serão recompensados, sem conta, com seus prêmios”.



A paciência se divide em três:



• Paciência para cumprir com as obrigações.

• Paciência para deixar o proibido.

• Paciência para não reclamar à nosso Senhor, das provas pelas quais passamos, e tragédias que sofremos.

E toda pessoa deve possuir pelo menos um desses três tipos de paciência.


Existem também motivos que levam a pessoa à ter paciência com as obrigações religiosas, e para deixar o pecado, como por exemplo:

• Amar a Allah.

• Temê-Lo.

• Ter um meta especifica.
• Ter acanhamento perante do Criador.

• Valorizar as bênçãos de Allah e sua bondade para com seus servos.

• Saber a feiúra, imoralidade, e baixo valor do pecado.

• Saber o final infeliz, para aquele que cai nos pecados, e dos malefícios que nascem deles.

• Saber o final feliz, os bons frutos, e boas lembranças que a obediência a Deus atrai.

• Ter fé no coração, convicção, e absoluta certeza.



Estes motivos, se o adorador os perceber, valorizar, e aplicar, será o maior ajudante para obter a paciência, principalmente no mês do Ramadan, mês em que os esforços são duplicados, tanto para cumprir com as obrigações, como para deixar os pecados, mês em que as pessoas são postas a prova, vendo seus pecados ainda mais atraentes, para que assim percam a recompensa do Ramadan, neste mês a necessidade do mulçumano de ter paciência é maior, e Allah é o único capaz de nos ajudar.



Valorizar o tempo, e lucrar com as adorações.



O tempo é precioso, e parte de seu prestigio dá-se ao fato de que ele não volta até o dia do julgamento, sendo também a matéria-prima para o sucesso e o fracasso, para a salvação e a perdição, por isso nossos antecessores mulçumanos valorizavam e muito o tempo e a vida, chegando ao ponto de valorizar mais o tempo que o dinheiro e o mundo...



Como na historia de Amir bin Hani (que Allah tenha clemência dele), quando Said bin Abdul Aziz lhe disse: “notei que sua boca não para de mencionar a Allah, quantas vezes O louvas todos os dias? Disse: Cem mil vezes, isto é, se meus dedos não erram...” E disse Said ibn Musseiib: “A quarenta anos não perco uma oração em grupo na mesquita...” E um homem disse para Amer bin Abdu Qais: “Pare, para que eu lhe fale.” Respondeu: “Então segure o sol!”



Boas ações, e bem praticadas.



Diz Allah no alcorão: “...Não faremos perder o prêmio de quem bem-faz, em obras”. Diz também: “E pacienta, pois, por certo, Allah não faz perder o prêmio dos benfeitores”.



Dizemos isto por que algumas pessoas - que Allah os guie – fazem do jejum motivo para deixarem as boas ações, descuidar de suas obrigações, e quando se perguntarem como estão suas boas ações, responderem: Já não basta que estou jejuando!! Como se o jejum fosse motivo de preguiça, descaso, e dificultasse o seguimento da vida, sendo que ele na verdade é o oposto, pois incentiva a atividade, o esforço, ser bondoso com os outros, mesmo que isso custe o descanso da pessoa, por que ele incentiva a busca ao que Allah tem à oferecer, e sua grande recompensa.



Perdoar, relevar, ter bons modos.



Disse o Profeta Mohammad (SAAWS): Se alguém um dia, estiver jejuando, não insulte, não se irrite, e se alguém insultá-lo, ou golpeá-lo que responda: Estou jejuando.” Disse também o Profeta (SAAWS): “Quem não deixa a mentira, a falsidade, e a ignorância por Allah, não tem por que deixar de comer e beber.”



Por tanto devemos nos comportar de acordo com os modos educacionais islâmicos, neste mês, e em todos os demais meses, cumprindo cada um de nós com suas obrigações para com seu Senhor, seu Profeta (SAAWS), irmãos mulçumanos, com respeito e sutileza, para que assim consiga o aumento de fé e temor que é o principal objetivo do jejuador, como Allah diz no Alcorão: “Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos.”



Sendo assim jejuar significa:


• Deixar de satisfazer os desejos do estomago, e sexuais.

• Não deixar os olhos, a boca, a audição, os pés, caírem no pecado.

• Afastar o coração das preocupações mundanas, e os pensamentos distantes de Allah, e todos que não estiver conectado com Allah o Altíssimo.



Assim é possível colher um jejum proveitoso, e uma geração de mulçumanos bem relacionada que interage junta, ajudando-se, amando-se, facilitando para a comunidade islâmica os problemas e os desafios que surgem.



Auto-reflexão.



Diz Allah no Alcorão: “Ó vós que credes! Temei a Allah, e que toda alma olhe o que ela antecipou, para o amanhã . E temei a Allah. Por certo, Allah, do que fazeis, é Conhecedor ♦ E não sejais como os que esqueceram a Allah; então, Ele os fez esquecer a si mesmos. Esses são os perversos.”



E disse Omar ibini Al-Khatab (RAA) : “ Contabilizem suas ações antes que elas sejam contabilizadas, e pesem suas ações antes que elas sejam pesadas, pois assim lhes será mais suave no Dia do Julgamento.”


A auto-reflexão ou o auto-julgamento devem ser feitos antes e depois de cada ação praticada:


• Antes de praticar a ação certificando de sua correta intenção, e se esta de acordo com os ensinamentos do Profeta Mohammad (SAAWS).

• Já depois de haver praticado esta ação a auto-reflexão é feita em três fases:


Primeira: Ver se houve falhas ou descaso ao praticar as ações, ou com os direitos de Allah como: a sinceridade verdadeira, seguimento dos ensinamentos do Profeta Mohammad (SAAWS), e etc.

Segunda: Reflexionar sobre todas as ações para saber se deixá-la é o melhor ou não.

Terceira: Julgar os acontecimentos, e suas ações, se elas influenciam somente nele, ou em outras pessoas também? Se o que ele quis foi a recompensa, e a satisfação de Allah, ou recompensa mundana, e a satisfação de outras pessoas? Por tanto se o que ele busca for a satisfação de Allah, e sua recompensa, será um ganhador, se não, será um perdedor da grande vitória e triunfo.



Desta forma recepcionamos o Ramadan, vivemos durante este mês, ficamos felizes por este mês, e nos aproveitamos dele, e se não praticarmos tudo aquilo que o Profeta Mohammad (SAAWS) nos ensinou, seremos parte daqueles sobre quem Ele (SAAWS) disse: “Coitado daquele jejuador que não terá do seu jejum senão a fome e a sede, e coitado daquele que desvela a noite orando e não tem de sua recompensa senão o incomodo de passar a noite acordado.”



Pedimos a Allah que aceite nossas boas obras e ações, e nossa última suplica é agradecer a Allah o Senhor do universo.

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